CURSO LIVRE DE MÚSICA SACRA

Descrição

O Instituto Bíblico Eduardo Lane em Patrocínio – MG oferecerá a partir de 2013 o Curso Livre de Música Sacra em período integral. A música é de fundamental importância na vida da Igreja e a carência de cursos de formação de músicos sacros na IPB é enorme. Além de formação musical é importante que os músicos possuam também formação teológica e de cultura geral para que possam cuidar da musica na igreja de forma integral. O IBEL já possui alojamento, o que facilitaria e muito a vinda de pessoas de várias partes do Brasil possui também grande parte do equipamento necessário para a implantação do curso, já tem estruturado o curso bíblico que daria a base teológica e vários professores na área de música que atendem ao Projeto Renascença. Levando todas estas vantagens em consideração, entendemos que seria o local ideal para a implantação de um curso de música de tempo integral.

Público Alvo

Pessoas que já trabalham com música na igreja e desejam aperfeiçoamento, pessoas que se sentem despertadas pelo trabalho musical e pretendem exercê-lo bem, no futuro.

Duração e Carga horária

3 anos.

Objetivos

Preparar pessoas para executarem o trabalho da música nas igrejas: regentes de coro adulto, masculino, feminino, jovem e infantil; coordenadores de grupos de louvor/banda; arranjadores, compositores, instrumentistas e educadores de musica para criança e terceira idade

Organização

O programa do curso prioriza as disciplinas de Cultura Musical abordando também as disciplinas de Cultura Geral e Cultura Teológica

Matérias oferecidas

Liturgia e História da Música; Regência Coral; Instrumento Principal e Instrumento complementar (piano, teclado, violão, guitarra, contrabaixo, percussão, flauta doce e flauta transversa); Harmonia e composição;Prática de Conjunto; Teoria Musical e Solfejo;Técnica Vocal;Recursos de Informática; Musicalização infantil.

Coordenação

Júnia Chagas de Arruda

Pós-graduação “strictu sensu” no curso de “Gestão em Organizações do Terceiro Setor” pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie – SP.

Investimento

Mensalidade: Internos = R$ 650,00 mensais (curso + alimentação e hospedagem)
Externos = R$ 360,00 mensais (somente curso)

Grade Curricular

Composição - Arranjos musicais para vozes iguais e composições a duas, três e quatro vozes. Elaboração de arranjos para bandas, corais, coro infantil e coro jovem.

Harmonia I e II - Introdução à harmonia; Acordes maiores, menores, aumentados, diminutos, com 7ª, 9ª,11ª,13ª, parentesco de 5ª e 3ª no modo maior; inversões; análise harmônica; dominantes intermediárias; 6ª napolitana; introdução ao modo menor, Modos, escalas de tons inteiros, escalas blues, Re harmonização, técnicas de acompanhamento, improvisação.

Análise Musical I e II - Estudo analítico de obras e sistemas musicais de diferentes períodos da história da música ocidental. Técnicas de análise aplicadas â produção musical, desenvolvimento histórico das estruturas formais em música. Análise de obras dos principais padrões formais. Ruptura de formas.

História da Música I,II,III e IV - Música antiga (judaica e grega). Renascença e Barroco, Classicismo e Romantismo, Modernismo e movimentos contemporâneos.

História da música no Brasil I e II - Música no período colonial, no Império e República; Vertentes da música contemporânea; evolução da música sacra.

Princípios de pregação e Liturgia - O culto e os instrumentos musicais no Antigo Testamento; a música na Igreja Primitiva; a Reforma Gregoriana; a Reforma Protestante; a música de culto antes e depois de Lutero e Calvino; ritmo, melodia e harmonia; música e adoração; elaboração um estudo bíblico; elaboração de liturgia do culto e sermão.

Percepção - Teoria da Música: pesquisa das maneiras como a música é construída. Compreensão e elaboração de estruturas musicais. Percepção melódica, rítmica e harmônica. Tonalismo, atonalismo e procedimentos modais. Polifonia e harmonia. Grafia, leitura e escrita musical. Treinamento auditivo. Percepção musical nas atividades práticas de composição, execução e apreciação. Percepção Harmônica. 

Ritmica – Estudo dos vários instrumentos de percussão com leitura rítmica aplicada a cada instrumento, ritmos brasileiros, acompanhamento e repertório.

Prática Coral – Preparação vocal e aquecimento, técnicas de ensaio, Vivência de repertórios de diferentes épocas e variados estilos através do processo de preparo de um recital realizado ao final de cada semestre letivo, pesquisa de repertório para coro.

Regência Coral - Comunicação do regente através da mediação corporal e das estratégias de ensaio. Construção e direção da interpretação coletiva de uma obra musical. Comunicação Gestual, Expressão Corporal, Habilidade Motora. Técnica gestual e técnicas de ensaios. Técnicas de Regência Coral. Liderança. Prática da comunicação gestual na direção do repertório coral, do cântico comunitário/congregacional e de outros grupamentos vocais, no segmento crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Tecnologia aplicada à música – Programas de edição de partituras; MIDI,programas de gravação. Produção fonográfica (gravação e mixagem em Studio, masterização); Sonorização (Uso de mesa de som, equalizadores, compressores, módulos de efeitos,potências e crossover; sonorização de ambientes)

Instrumento Principal –  Piano/Teclado/violão – Conhecimentos técnico-interpretativos e históricos básicos do instrumento. Estudo progressivo da técnica e repertório do instrumento. Vivência e experimentação das técnicas. Habilidades funcionais.

Instrumento complementar – Contrabaixo/violino/flauta doce/guitarra - Conhecimentos técnico-interpretativos e históricos básicos do instrumento. Estudo progressivo da técnica e repertório do instrumento. Vivência e experimentação das técnicas básicas de um instrumento complementar, através do ensino coletivo do instrumento.

Metodologia da pesquisa em música - Metodologia de pesquisa em música e em ensino musical (Musical Education / Music Teaching and Learning). Produção de texto acadêmico. Memorial de recitais. Investigação (etno)musicológica. Pesquisa em performance. Transcrição, observação, registros. Órgãos de apoio à pesquisa em música, educação, projetos sociais e culturais. Temáticas. Fontes de pesquisa. Situações práticas / estudos de caso.

Técnica Vocal - Prática de execução vocal. Saúde Vocal. Anatomia e técnicas envolvidas no canto. Noções de Acústica. Capacidades fisiológica e mental. Expressão de um som vocal consciente. A emissão vocal nos diversos gêneros musicais. Prática do canto em conjunto ou individual. Habilidades inerentes ao ato de cantar. Estratégias e repertório na de trabalho com criança, adolescente, jovem, adulto, idoso.

Canto erudito – repertório e técnica; montagem de recital individual

Canto popular – repertório e técnica; montagem de show

Musicalização Infantil – O conhecimento dos elementos necessários para trabalho musical com crianças.  A necessidade de um bom domínio de conhecimento de técnicas desenvolvidas por musicólogos de renome e do aparelho fonador infantil; técnicas desenvolvidas no mundo inteiro, por estudiosos e professores de musicalização; Estabelecer parâmetros entre as diversas escolas existentes e adaptar o que for necessário para o trabalho individual de cada aluno.

Prática de coro Infanto/juvenil – Problemas (concentração, mudança de voz, repertório inadequado e ); pesquisa de repertório; trabalho prático com um coro infantil

Prática de coro adulto e jovem – Problemas ( indisciplina, falta de compromisso, escassez de repertório); pesquisa de repertório; trabalho prático com um coro.

Música na 3ª Idade- Vantagens e desvantagens; técnicas de ensino; pesquisa de repertório e trabalho prático.

Prática de conjunto - Trabalhar a parte sonora entre os naipes desenvolvendo performance e postura de grupo para apresentações, percepção, composição, arranjo e improvisação.

Liderança - Gestão de pessoas – liderança e gerenciamento da cooperação do trabalho voluntário. Gestão das práticas musicais – instrumentais, corais (coros graduados), canto comunitário. Gestão de projetos de ensino – aulas individuais e/ou escola de música.

Ética - Abordagem de conceitos, escolas e fundamentos de ética filosófica. Conceituação de Ética e Moral e suas relações. História da Ética ocidental (grego-romana-judaica), e sua transição para a Ética Cristã. Expoentes da Ética (Aristóteles, Platão, Kant, Scheler, Kierkgaard, Lyotard, Baudrillard). Conceitos fundamentais de Ética.

Estética - Reflexão estética segundo “os clássicos da filosofia”, com abertura para o pensamento oriental, tendo a música como viés da reflexão filosófica. Perspectivas sobre estética na Antiguidade Grega. Estética Clássica, Moderna e Contemporânea. Música e reflexão estética segundo expoentes da literatura.

Pedagogia do ensino musical - Parâmetros para o planejamento de ensino e avaliação em educação musical. Música e formação musical a partir das contribuições (etno)musicológicas.

TCM - trabalhos modulares de conclusão de matérias com orientação de professor visando pesquisa,  estruturação de ideias, elaboração de texto e apresentação oral.

Teologia I - Estudo da religião como fenômeno universal da Revelação Divina e das Escrituras, bem como, da Doutrina de Deus – O Ser de Deus. 

Teologia II - Ensinar o aluno a pensar teologicamente envolvendo a conceituação de revelação, inspiração, ressaltando a essência de Deus.

Português I e II - A língua portuguesa como uma atividade interativa, capaz de tornar seu usuário um sujeito social, com habilidade de ler, escrever, ouvir e expressar-se nos vários registros e situações comunicativas. Os mecanismos de linguagem verbal, não verbal e escrita através de constante exercício de produção, recepção, observação e análise reflexiva da língua: ortografia, acentuação, pontuação, concordância verbal e nominal, regência, colocação pronominal, análise morfológica, sintática e estilística. Os diversos gêneros
textuais. Literatura evangélica.

Metodologia Científica - Oportunizar ao aluno o desenvolvimento de hábitos de estudo e técnicas de trabalho, para estudar com eficiência, economizar tempo e elaborar trabalhos científicos.

Homilética - Relembrar o aluno sobre a compreensão e organização de um programa litúrgico e o sermão expositivo. Levar ao conhecimento deles outros tipos de sermões. Apresentar aos alunos materiais e técnicas que o auxiliarão no ministério.

Introdução ao Novo Testamento I - Estudar do Período Inter-Bíblico como pano de fundo do NT. Ler os 4 evangelhos, destacando suas lições práticas. Ter uma visão panorâmica de cada evangelho destacando a palavra e versículo chave, sua cristologia, dados e particularidades. Estudar o pano de fundo histórico, geográfico e cultural dos dias Jesus.

Introdução ao Novo Testamento II - Apresentar os dados e/ou peculiaridades das cartas paulinas,conhecer o propósito, tema, versículo e palavra chave de cada carta e discutir sua canonicidade, estudar o pano de fundo histórico, geográfico e cultural das cartas, despertar no aluno mais piedade e amor pela Palavra e nutrir a fé cristã com lições práticas de alguns textos.

Introdução ao Novo testamento III - Apresentar o conteúdo das Cartas da Prisão; Cartas Pastorais; Cartas Gerais e Apocalipse, conhecer o propósito, tema, versículo chave e palavra chave de cada livro e discutir sua canonicidade, despertar mais amor pela Palavra, nutrir a fé cristã com lições práticas de alguns textos.

Introdução ao Velho testamento - Quem quer que pregue ou ensine a respeito da fé cristã deve ter pelo menos um conhecimento básico do conteúdo bíblico. O nosso objetivo e intenção com esta disciplina é dar aos alunos esta condição básica,
considerando a sublimidade de sua missão.

Professores Confirmados

Dorotéa Kerr - Professora Adjunta do Instituto de Artes da UNESP, Departamento de Música. Livre-docente em Instrumento Órgão e História da Música pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Doutorado em Música/Órgão pela Indiana University (1989), Estados Unidos. Mestrado em Música pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Licenciatura em Música/Órgão pela Escola Superior de Música Santa Marcelina (1976); licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1976); licenciatura em História Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1972). Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Música do IA/UNESP de 2002-2007. Presidente da Comissão de Pesquisa do Instituto de Artes da UNESP. Membro do Comitê Central PIBIC/CNPq da UNESP. Foi Presidente da Associação Brasileira de Organistas. Áreas de atuação: Instrumentação Musical (Órgão), Regência Coral, Educação Musical. Pesquisas sobre os temas: atividade organística no Brasil, música para órgão, música sacra evangélica, música nacionalista no Brasil, Educação Musical e Políticas Públicas, Análise Musical. É PQ2 do CNPq a partir de março de 2010.

Junia Chagas de Arruda – Pianista dos coros Universitário e Jovem - Mackenzie de 2000 a 2010 e Regente do coro da UATU, coral feminino, coral da Terceira Idade e AEJA no Mackenzie de 2005 a 2011 e regente dos coros projetos sociais: Fundação Obra do Berço, Casa Porto Seguro/moradores de rua; Psiquiatria /Hospital das clínicas; ITACI, Projeto Atrium; Febem/arte e projeto Guri/Febem, Professora de coral nas oficinas da Terceira Idade da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Espaço Convivência/Parque da Água Branca,SP;dos aposentados da SABESP e do programa de qualidade de vida da UNIMED.  Coordenadora do Departamento de música do Instituto Bíblico Eduardo Lane em Patrocínio de 1987 a 1990 e da Escolola Municipal de Música de Patrocínio de 1991 a 1993. Organista titular da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo de 1996 a 2001 e Organista-assistente na Catedral Evangélica de São Paulo em 1997 e 1998. Secretária da Associação Paulista de Organistas em 1997 e 1998.Secretária da Associação Brasileira de Organistas de 2003 a 2005.

Ric Arruda – Cursou Pedagogia na ULBRA(Universidade Luterana do Brasil), violão popular na ULM, Guitarra no Conservatório Souza Lima. Fez aulas particulares de guitarra com Olmir Stockler, Polaco  e  Tomati; aulas de técnica vocal com Sonia Campos, de conta-baixo elétrico com João Chaves e José Roberto e violão com Fernando Rodrigues.Assistente de Coordenação musical do Febem/Arte 2000 a 2004, Técnico em monitoramento no Projeto Guri de 2004 a 2008 e Técnico em instrumento de 2008 a 2010. Produtor e arranjador de vários CD’S pela  gravadora Velas Caravelas. Atuou como guitarrista nas bandas: Sant Paul, Edinho Santa Cruz, Zipper, Santo Ângelus, Orquestra Ed  Costa,  Banda Compani, Dimensão 5, Banda Cristal e Banda Skema Livre e como Instrumentista em shows de Jane Duboc, Agepê, Marcelo Nova, Raul Seixas, João Paulo e Daniel, César e Paulinho, Fafá de Belém , Chitãozinho e Xororó, Bruno e Marrone, Laura Volgen, Fred Rovella, VPC (Vencedor por Cristo) e Banda Candeeiro.   

Telma Chagas Pereira – Graduada em canto pela UFU- Universidade Federal de Uberlândia e Licenciada em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patrocínio.  Estudou canto com Hedmar Ferretti e Denise Felipe, atua como corista e preparadora vocal no Coral do Instituto Bíblico Eduardo Lane desde o ano de 1989, foi regente do Coro Municipal de Patrocínio entre os anos de 1997 a 2006. Participou de master class, e cusros com diversos músicos tais como: Parcival Módolo,Thelma Chan, Sílvia Pinho, Roberta Forte( Oficina de Barbatuques), Iramar Rodrigues. É professora de canto e musicalização infantil do Conservatório Municipal Dr. José Figueiredo desde o ano de 1997.

Eliezer Araújo – Bacharel em Música Sacra pelo Seminário Teológico José Manoel da Conceição, São Paulo (1999). Estudou órgão com Dorotéa Kerr, piano com Maria Emília Moura Campos, canto com Silvia Helena Handro  e regência coral  com Parcival Módolo. Graduado em Letras pelo Centro Universitário do Cerrado (2007). Pós-graduado em Artes pela Universidade de Franca (2010). Organista da Igreja Presbiteriana de Vila Pompéia, São Paulo (1995-1996), da Primeira Igreja Presbiteriana de Osasco -SP (1997-1998) e da Igreja Presbiteriana Unida, São Paulo (1999-2000).  Desde 2000 é professor do Departamento de Música do IBEL atuando como professor de Regência Coral, Piano, Técnica Vocal  e Percepção Musical. É regente do Coral do IBEL e  do coral da Primeira Igreja Presbiteriana de Patrocínio. Professor de Piano no Conservatório de Patrocínio desde 2007. 

Cesar Braga- pianista, compositor, pós-graduado em Música na UninCor em Três Corações-MG, com especialização em Improvisação - Piano. Foi aluno na FUCAP em 1990, fez o curso de música sacra no EKÇ em Patrocínio-MG entre 1994-1996 e estudou com Alexandre “Píu” Magno em Franca-SP em 2000-2001. Atualmente, César é aluno de improvisação do Dr. Ed Byrne (byrnejazz.com). Tocou piano com o grupo de teatro da cidade de Hafnarfjördur, quando foi intercambista na Islândia, em 1996-97 onde também cantava com o coral da Flensborgarskól, escola onde estudou. Gravou com a Orquestra Laércio de Franca (SP) ao lado de Diego Figueiredo, Alexandre Reis, Alexandre “Píu” Magno, Eduardo Machado, Helton Silva em 2000. Professor de teclado no Conservatório Municipal de Patos de Minas-MG e professor de piano no Conservatório Municipal de Patrocínio-MG.

Vagner Ferreira – Bacharel em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. Mestre em Piano, Performance e Pedagogia Pianística pela Penn State University, (USA). Bacharel em Música Sacra pelo Seminário José Manoel da Conceição (SP). Vencedor de vários concursos de piano no Brasil e EUA. Pianista do coro da capela e do coral Universitário do Mackenzie.

Leonor Júnior - Formado em Música (instrumentos Percussão) pela Universidade Federal de Uberlândia, Participou de workshops com os percussionistas Guello, Carlos Stazi, Noel Savon, Dalga Larrondo e Zezinho Pitoco, e os bateristas Aquiles Priester, Fabiano Manhas, Ramon Montagner, Alexandre Cunha, Chocolate, Oscar Bolão e Rogério Boccato; oficinas com Uakti, Naná Vasconcelos, John Boudler e Victor Mendoza e Master Class com Fabiano Manhas e Aquiles Priester. Professor de bateria, percussão e musicalização do Curso Livre de Música Bertolini, no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Caparelli em Uberlândia, e no Conservatório Municipal de Patrocínio..

Ruth Souza – Mestre em Artes – Universidade Federal de Uberlândia; Bacharelado em Instrumento pela Universidade Federal de Uberlândia (1997–2000); Bacharelado em Música Sacra pelo Seminário JMC – São Paulo SP (1994 – 1998); Curso de Música – Instituto Bíblico Eduardo Lane – Patrocínio MG (1987–1989); Participou do Congresso Nacional ANPPOM – Uberlândia 2011;Congresso Nacional de Educação Musical – ABEM Goiânia 2010; Congresso Nacional de Educação Musical – ABEM Uberlândia 2003; Participação nos Projetos Sociais: Cante, Dance e Encante (2010), Sal da Terra ( 2009), Hospital Santa Clara ( 2006 – 2008); SOS Criança (2008), ACIUB (2003 – 2005).

Exigências para Admissão

Informações Adicionais

Carga horária: 30 horas semanais
Certificado de Conclusão: Concluído o curso o aluno receberá um certificado de conclusão.

Local

IBEL – Instituto Bíblico Eduardo Lane
R. Governador Valadares, 629 - Patrocínio - MG 

Inscrição

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